sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Reunião bi-anual da rede Internacional Health Behaviour in School-Aged Children/ Organização Mundial de Saúde (HBSC) em Oeiras, Outubro '07


O Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) é um estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que procura compreender os comportamentos de saúde dos adolescentes, os seus estilos de vida e os seus contextos sociais.
Este estudo foi iniciado em 1982 por investigadores da Finlândia, Noruega e Inglaterra, tendo sido adoptado pouco tempo depois pela OMS, como um estudo colaborativo. Neste momento, conta com a participação de 44 países, incluindo Portugal, membro associado desde 1998.

Os estudos do HBSC são realizados de 4 em 4 anos, com alunos de escolas públicas regulares. Portugal conta já com três estudos, realizados em 1998, 2002 e 2006 pela equipa do projecto Aventura Social
, coordenado pela Profª. Drª Margarida Gaspar de Matos na Faculdade de Moticidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, numa parceria com o Centro da Malária e outras Doenças Tropicais da Universidade Nova de Lisboa (Laboratório Associado da Fundação para a Ciência e Tecnologia, LA-FCT/MCES). Desde 1996, foram já inquiridos cerca de 25 000 adolescentes, se incluirmos o estudo específico de 2005, realizado em áreas desprivilegiadas na periferia de Lisboa, e o estudo piloto realizado em 1996.

O questionário utilizado no estudo HBSC inclui questões demográficas (idade, género, estatuto socio-económico) e questões relativas à saúde dos adolescentes e seus contextos.
O estudo HBSC criou e mantém uma rede internacional dinâmica nesta área, o que permite a cada um dos países membros contribuir e adquirir conhecimento através da colaboração e troca de experiências com os outros países e intervir directa e activamente nas políticas públicas de Educação e da Saúde.
O “Focus group meeting “que decorreu na Faculdade de Motricidade Humana, nos dias 29, 30 e 31 de Outubro de 2007, foi considerado evento de interesse científico da Presidência Portuguesa da UE, e teve o apoio da FCT/MCTES e da da Câmara Municipal de Oeiras.
Contou com a presença de 95 participantes de 44 países, entre estudantes de doutoramento, investigadores e políticos na área da saúde e de educação.
Destaca-se a presença da representante da OMS neste estudo Drª Vivian Barnekow e da Coordenadora Internacional a Profª Drª Candace Currie da Universidade de Edimburgo, que apresentaram o estudo e a sua importância científica, política e na área dos programas de saúde pública, durante a sessão de abertura dia 29 de Outubro, sessão aberta ao público e que contou com a participação de vários estudantes e profissionais portugueses.


A sessão de abertura foi presidida pelo Sr Reitor da Universidade Técnica de Lisboa Prof. Dr. José Ramôa, e teve ainda a presença do Dr João Goulão, Presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), do Prof. Dr. Henrique Barros, Presidente da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA (CNSIDA) do Prof. Dr José Alves Diniz, Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Motricidade Humana e Prof. Dr. Luís Capucha, Director Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular ( DGIDC).
A equipa portuguesa esteve presente com 12 investigadores do projecto Aventura Social, seis dos quais estudantes de doutoramento na FMH/UTL, bolseiros da FCT/MCTES, três doutorados da FMH/UTL e três candidatos a bolseiros de doutoramento.


Durante esta reunião foi apresentada aos membros a base de dados internacional que está agora preparada para estudos de colaboração internacional, e a partir da qual está em elaboração o relatório internacional que estará disponível em Junho 2008.
Foi apresentada a candidatura de dois países, a Albânia e a Arménia. Esta candidatura foi aprovada pela Assembleia de Representantes dos Paises (PI ).
Foi ainda apresentado o Forum da OMS, que este ano teve como tema “A Coesão Social e a Saúde Mental dos Adolescentes”, para a qual Portugal apresentou um “casestudy”, elaborado em co-autoria com muitos participantes portugueses nesta reunião.
Como metodologia de trabalho, durante dois dias e meio, os “ Focus Group” (grupos de discussão) e os “ Writing Groups” (grupos de projectos de investigação e redação de artigos científicos) abrangem contextos como a escola, os amigos, a família, e comportamentos tais como o consumo de substâncias, a violência, os acidentes, o comportamento sexual e a prevenção do VIH e outras ISTs, a actividade física, as práticas de lazer, a alimentação, e ainda situações como as inequidades económicas, a obesidade, os aspectos biológicos da puberdade, a doença crónica e a deficiência, a saúde positiva. A equipa Portuguesa está neste momento envolvida em todos estes grupos.
A sessão de encerramento, dia 31 de Outubro, também aberta ao público, contou com a presença de vários profissionais e estudantes Portugueses. O Prof. Dr. Lasse Kannas, responsável pela área da Saúde e Desporto da Universidade de Jyvaskyla /Finlândia, e o primeiro coordenador do HBSC/OMS na década de 80, foi convidado especial da FMH e da Equipa Nacional e apresentou o desenvolvimento inovador na área da Educação para a Saúde nas Escolas Finlandesas, mostrando a importância do estudo HBSC na mudança da política da saúde e educação para os adolescentes na Finlândia, pela sua importância esta comunicação está disponível online na pagina da equipa nacional.
Esta apresentação foi tanto mais importante quanto Portugal viu recentemente revista a sua Politica de Educação para a Saúde nas escolas, após proposta do Grupo de Trabalho da Educação Sexual/Saúde, onde participou a coordenadora da equipa nacional do estudo HBSC, tendo os resultados do estudo Português HBSC tido grande relevância para esta proposta e decisões posteriores.


A Camâra Municipal de Oeiras pôs à disposição dos participantes transporte para o local da reunião e para os eventos sociais e ofereceu um cocktail de boas vindas no Bar RIO’s em Caracavelos e um jantar no Restaurante Caravela de Ouro em Algés, presidido pela senhora vereadora da CMOeiras Sr.ª Vereadora Elisabete Oliveira.Como acontecimentos culturais houve a participação dos grupos musicais FINA ESTAMPA e Anónima Nuvolari e ainda do grupo Segredos da Lua que animou o jantar.

De salientar ainda as ofertas de diversos livros e outros materiais e produtos, pela Caixa Geral de Depósitos, Instituto Camões, Direcção Geral de Turismo, Presidência Portuguesa UE, IDT, CNSIDA, DGIDC, Pasteis de Belém, Aguas Serra da Estrela, Nestlé e uma especial cobertura fotográfica do Dr. Ricardo Machado.
O balanço desta reunião foi extremamente positivo para todos aqueles que nela participaram, tendo servido o seu principal objectivo, fortalecer uma rede de peritos internacionais que apoia e promove o desenvolvimento da promoção da saúde dos adolescentes em idade escolar e tentar influenciar as políticas de educação e saúde. Salientamos a cobertura do evento por parte da Televisão Pública Nacional, em horário nobre.




Sem comentários: