quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Um pouco da nossa história...

O Projecto Aventura Social iniciou-se em 1987, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Os vários sub-projectos têm a parceria do Centro da Malária e Doenças Tropicais, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e a colaboração da FCT/MCES; Ministério da Educação; Instituto da Droga e da Toxicodependência e Coordenação Nacional da Infecção VIH.
Os projectos Aventura Social & Risco são trabalhos de elaboração, implementação, formação, supervisão e avaliação de programas de promoção de competências de relacionamento interpessoal em Instituições fechadas (Estabelecimentos Tutelares de Menores, Estabelecimentos Prisionais, Hospitais Psiquiátricos, Escolas do Ensino Especial) e de programas de promoção de competências de relacionamento interpessoal, em prevenção selectiva de base comunitária/autárquica, em zonas identificadas como vulneráveis do ponto de vista sócio-económico, com grande concentração de pobreza e desenraizamento cultural (migração). O mais recente projecto está a ser desenvolvido no Colégio Nossa Senhora da Conceição- Casa Pia de Lisboa, com crianças dos 3 aos 18 anos, professores e famílias.
O projecto Aventura Social & Saúde está integrado numa rede Europeia (Health Behaviour in School Aged Children - HBSC/ Organização Mundial de Saúde). É um estudo de investigação e monitorização, que pretende ter impacto nas políticas de promoção e educação para a saúde. Iniciado em 1996, e realizado de 4 em 4 anos, incluiu já mais de 26 000 crianças e adolescentes Portugueses. O próximo estudo HBSC está previsto para 2010. Este sub-projecto incluiu mais recentemente o estudo KIDSCREEN-UE - Avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescentes e suas famílias.O projecto Aventura Social na comunidade iniciou-se a partir da necessidade de desenvolvimento de intervenções baseadas na activação de recursos comunitários, com participação activa das populações envolvidas. Destacam-se vários trabalhos com Autarquias (Lisboa, Almada, Montijo, Loures; Oeiras, Amadora), e mais recentemente o Projecto Peer DriveClean-UE (prevenção do consumo de substâncias “ ao volante”) e TEMPEST-UE/Temptation (Gestão de recursos pessoais nos desafios do dia a dia), ambos baseados na educação entre pares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá. Está muito giro o blog. Parabéns e continuem! Beijinhos.