terça-feira, 25 de novembro de 2008

Aventura Social no Forum Ciência Viva

De volta a Portugal mais uma actividade em que a Equipa não podia deixar de participar...

Estivemos presentes no Forum Ciência Viva que teve lugar na FIL, nos dias 22 e 23 de Novembro com entrada livre. Nesta iniciativa estiveram presentes várias escolas nacionais, faculdades com cursos mais direccionados para a ciência e laboratórios também eles cientificos.

A equipa Aventura Social, esteve presente com elementos do Centro da Malária e outras Doenças Tropicais, que para além dos conhecimentos cientificos (principalmente acerca de parasitas) possuiam também uma enorme simpatia.

O Forum Ciência Viva realiza-se anualmente, sendo sem dúvida, um espaço de partilha, descoberta e diversão, para quem nunca visitou aqui fica o lembrete para não faltar ao próximo.

Da participação da equipa os visitantes podiam obter informações acerca da nossa actividade através dos nossos blogs e página, sendo que nesta última existia ainda a possibilidade de consultar vasta informação sobre a adolescência, a possibilidade de responder a algumas questões do questionário para adolescentes sobre comportamentos de saúde e ainda a oportunidade de testar os conhecimentos acerca do VIH/SIDA num questionário disponível em http://www.aventurasocial.com/.

Aqui ficam algumas fotos deste evento em que a equipa divulgou e partilhou informação acerca de investigações que desenvolve mas que também adquiriu conhecimentos de áreas diferentes daquelas da sua actividade, como sejam a recolha de ADN (que tal como recomendado se encontra guardado no congelador, não vá o CSI precisar), as particularidades robóticas do ET... e ainda praticou algum exercicio em bicicleta...
Vejam e comentem :)




















quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Noticias de Utrecht

Ainda no âmbito da nossa colaboração na rede internacional HBSC, fomos convidadas a assistir à defesa de Tese de Doutoramento, de uma orientanda do Prof. Tom ter Bogt. As semelhanças são muitas, no entanto destacam-se algumas diferenças:
- Ao invés de se proceder à apresentação pública da tese, passa-se directamente à arguência, embora esta questão possa diferir de região para região;
- O formalismo e rigor do vestuário é semelhante, no entanto, a forma de estar é sem dúvida mais descontraída, com direito a brincadeiras e algumas graças pelo meio...
- Talvez a questão que mais se destaca é a existência de duas pessoas na rectaguarda da Doutoranda, que formalmente têm a função de intervir caso a pessoa que está a defender não consiga responder a alguma questão ou caso se encontre demasiadamente nervosa para o fazer. Isto teoricamente, na prática, estas duas pessoas funcionam como um apoio emocional, ou seja, pressupõe-se que o facto de existirem duas pessoas para apoiar caso seja necessário é sem duvida securizante emocionalmente num momento de grande pressão.
Fica aqui a sugestão para as Universidades Portuguesas seguirem o exemplo e abrirem espaço a um apoio emocional aos doutorandos :)
Algumas fotos da sala e local onde se realizou a defesa da tese, infelizmente durante a cerimónia não era permitido tirar fotografias...
















domingo, 16 de novembro de 2008

Aventura Social no HBSC/WHO Netherlands - Utrecht

HBSC Focus Group Meeting
Utrecht, 13-15th November, 2008


A Equipa Portuguesa, mais uma vez, marcou presença no Meeting da rede internacional Health Behaviour in School-aged Children, na simpática cidade de Utrecht, a cerca de 30 min. de Amesterdão, cidade também ela simpática, mas sem dúvida pautada pela diferença, com museus tradicionais para visitar e com outros menos habituais nas capitais europeias, como sejam o museu do sexo, o museu da cannabis, entre outras atracções que só nesta cidade encontram lugar.








































Na cidade de Utrecht, destacam-se as igrejas e edificios antigos de uma arquitectura notável, a simpatia dos habitantes, e a própria universidade onde decorreu o encontro.


Quanto ao encontro, acima de tudo podemos classificá-lo como muito produtivo, uma vez que foram 3 dias de trabalho na discussão de propostas e sugestões para a melhoria do estudo e consequentemente actualização dos dados sobre a saúde dos adolescentes a nível internacional.













































Como é habitual nestes encontros, tivemos um jantar com todas as equipas participantes, numa magnifica sala da Academia da Universidade de Utrecht, que deu lugar não só a um espaço de lazer e convivio, mas também a um momento de homenagem à Prof. Dr.ª Ulla Marklund, Investigadora Principal da equipa Sueca, que se irá retirar. Ainda durante o jantar foram dadas as boas vindas a dois elementos enquando investigador principal, Prof. Andrea Geckova (Eslováquia) e Prof. Lilly Eriksson (Suécia).


















































Estas fotos ilustram alguns dos momentos passados nos dias do encontro. Nós (elementos da equipa portuguesa) ainda nos encontramos por terras baixas até ao fim da semana, a trabalhar no projecto de doutoramento e a aprofundar conhecimentos sobre as diferentes culturas e formas de estar dos adolescentes, procurando produzir e explorar em conjunto dados que possam ser publicados nesta área.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Aventura Social no CED


Intervenção no CED Nossa Senhora da Conceição
A promoção de competências pessoais e sociais pode constituir uma estratégia para promover a construção de alternativas e de formas de lidar com os desafios mais adequadas, sendo um meio que possibilite um aumento de participação e de bem-estar das crianças. O desenvolvimento de programas de promoção de competências pessoais e sociais que capacitem os indivíduos, optimizam a sua capacidade para escolher um estilo de vida saudável e de o manter.

A intervenção no CED Nossa Senhora da Conceição pretende promover a saúde da população alvo, tendo como base uma perspectiva ecológica e uma perspectiva desenvolvimental.

O Programa tem 3 fases de implementação, com crescente autonomização da população-alvo e outros intervenientes: numa primeira fase prevê-se a realização de grupos focais com os diferentes grupos de intervenientes (crianças, adolescentes, pais e técnicos) e desenvolvimento de acções de formação específicas para cada grupo, com base em necessidades identificadas. Na fase seguinte, serão seleccionados elementos de todos os grupos envolvidos, tendo em conta, a sua motivação e competências. Será efectuado um apoio a nível do planeamento, implementação e supervisão de intervenções piloto.

Estão ainda previstas as seguintes intervenções: Animação de recreios, bissemanal com técnicos FMH; Recepção aos pais (16.30-18.30h) bissemanal com técnico da FMH.
Propõe-se o desenvolvimento de uma intervenção prevista de 2008 a 2011, sendo que a actuação incide, por um lado, na promoção/optimização dos factores ligados à protecção e prevenção/diminuição dos factores ligados ao risco por outro, a promoção da autonomia, empowerment e desenvolvimento de competências pessoais e sociais específicas para cada um dos intervenientes (crianças, adolescentes, pais e técnicos).