sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Aventura Social no CED


Intervenção no CED Nossa Senhora da Conceição
A promoção de competências pessoais e sociais pode constituir uma estratégia para promover a construção de alternativas e de formas de lidar com os desafios mais adequadas, sendo um meio que possibilite um aumento de participação e de bem-estar das crianças. O desenvolvimento de programas de promoção de competências pessoais e sociais que capacitem os indivíduos, optimizam a sua capacidade para escolher um estilo de vida saudável e de o manter.

A intervenção no CED Nossa Senhora da Conceição pretende promover a saúde da população alvo, tendo como base uma perspectiva ecológica e uma perspectiva desenvolvimental.

O Programa tem 3 fases de implementação, com crescente autonomização da população-alvo e outros intervenientes: numa primeira fase prevê-se a realização de grupos focais com os diferentes grupos de intervenientes (crianças, adolescentes, pais e técnicos) e desenvolvimento de acções de formação específicas para cada grupo, com base em necessidades identificadas. Na fase seguinte, serão seleccionados elementos de todos os grupos envolvidos, tendo em conta, a sua motivação e competências. Será efectuado um apoio a nível do planeamento, implementação e supervisão de intervenções piloto.

Estão ainda previstas as seguintes intervenções: Animação de recreios, bissemanal com técnicos FMH; Recepção aos pais (16.30-18.30h) bissemanal com técnico da FMH.
Propõe-se o desenvolvimento de uma intervenção prevista de 2008 a 2011, sendo que a actuação incide, por um lado, na promoção/optimização dos factores ligados à protecção e prevenção/diminuição dos factores ligados ao risco por outro, a promoção da autonomia, empowerment e desenvolvimento de competências pessoais e sociais específicas para cada um dos intervenientes (crianças, adolescentes, pais e técnicos).


Sem comentários: